terça-feira, 27 de janeiro de 2015

8 Dicas ESSENCIAIS para comprar Sapatilhas e Pedais Clip

Olá, pessoal!


Pedalar clipado com pedais e sapatilha já é um consenso entre o pessoal dos pedais. É bem melhor. A eficiência aumenta, a energia aplicada aos pedais é melhor utilizada e a segurança é, da mesma forma, incrementada. Por mais incrível que possa parecer em um primeiro momento, pedalar com os pés "presos" no clip é mais seguro, já que evita que o pé escape acidentalmente em acelerações mais pronunciadas, em solavancos durante uma descida e em distrações do dia a dia do ciclista. 

Vamos logo então às cinco dicas essenciais para você que quer mudar o seu pedal, que quer pedalar redondo e pedalar gostoso e clipado:

1) Vá com calma: Primeira vez que irá pedalar com sapatilha e pedal clip? Então, pegue leve. 

Comece em trechos curtos e planos, sem trânsito intenso e sem risco de sobressaltos. Treine bastante o clipar e desclipar. Para clipar, basta pressionar o pedal com a força necessária até escutar o "click". Para soltar o pé, um breve movimento lateral jogando o calcanhar para fora já deve ser o suficiente para soltar o pé. Ah, é claro: faça este movimento de desclipar do pedal antes de parar a bicicleta. Senão, é tombo na certa :)

2) Escolha a sapatilha que seja mais adequada ao seu estilo de pedal. 

De nada adianta comprar o pedal mais leve e top de linha do mercado para usar a bike somente em passeio. E vice-versa: quer usar para treinar e competir? Adquira pedais e sapatilhas condizentes. Basicamente é assim: Sapatilhas com velcro são melhores para uso esportivo e competição. Algumas substituem um dos velcros por travas com catraca, que proporcionam um ajuste mais fino. Para passeio e cicloturismo, prefira aquelas chamadas "tipo tênis". Geralmente tem fechamento com cadarço e, principalmente, solado mais confortável que permite você caminhar normalmente mesmo com os taquinhos instalados.

3) Os pedais MTB também tem diversos desenhos e funções. 

Os de passeio e cicloturismo sempre irão contar com uma plataforma mais larga, que permite você pedalar com um calçado comum, sem estar clipado. Já os pedais mais voltados à performance são minimalistas, buscando evitar o acúmulo de lama e reduzir o peso. Atenção: praticamente todos os modelos contam com regulagem de tensão, ou seja, quando se aumenta a tensão da mola, o pedal fica mais "duro" no encaixe. Afrouxou o parafuso da mola, fica mais fácil de clipar e desclipar. Prefira esta opção se você está chegando agora :)

4) Tamanhos. Escolher sapatilhas, principalmente em compras online muitas vezes não é tão simples assim. 

Os importadores e fabricantes não oferecem uma numeração "nacionalizada", mas sim uma adaptação da numeração européia. É consenso que esta conversão para a numeração brasileira é feita "reduzindo" dois números da numeração européia. Exemplo: Uma sapatilha 44 Europa é equivalente à numeração 42 Brasil. No site Jamur Bikes TODAS as sapatilhas são oferecidas levando em consideração esta conversão. Assim, se você utiliza um calçado esportivo tamanho 42 Brasil, deve escolher também esta numeração de sapatilha em nossa loja. 

5) Atenção. Algumas marcas tradicionalmente tem o que chamamos de "forma pequena".

 Existem pessoas que muitas vezes estão no chamado "meio do caminho". Um calçado tamanho 42 fica grande e um 41 fica apertado. se for este o caso, SEMPRE prefira comprar um número maior. As marcas Shimano e Pearl Izumi tem a chamada "forma pequena". Assim, caso adquira produtos destas marcas, prefira sempre um número acima.

6) Manutenção é necessário!

Para um perfeito funcionamento do mecanismo, lubrificar os pedais e verificar frequentemente o estado dos taquinhos é obrigatório. Geralmente uma gotinha de óleo nas molas dos pedais é suficiente para vários quilômetros de pedal. Dê preferência aos óleos tipo cera ou "dry", evitando os "wet". Caso você curta pedalar um MTB radical com muita lama, evite jatos direcionais de água ao lavar a sua bike. Pode acabar entrando nos rolamentos do eixo e reduzir a vida útil da peça.


7) Taquinhos (se você não sabe, é aquela peça metálica parafusada na sapatilha e que "clica" no pedal) gastos são um horror. 

Se perceber que estão desgastados, efetue a troca o quanto antes. Você irá notar que sua pedalada irá melhorar muito!

8) Dúvidas sobre o assunto? 

Escolheu um modelo de sapatilha e de pedal em nosso site e precisa de alguma dica extra? Liga para nós! Aqui ó: (41) 3362-4615. Ou então por e-mail: contato@jamurbikes.com.br.


Bem, acho que é isso.

Deixo dois links bacanas e complementares para saber um pouco mais sobre o assunto:




E claro, um vídeo nosso mostrando um pouco a nossa variedade de produtos:





Abraços, bons pedais, bons ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Super Combo Jamur Bikes: Pedal Shimano + Sapatilha MTB + Tacos + Multitool

Senhoras e senhores, tudo bem com vocês? Olha só que "upgrade" que demos em nosso kit (combo) de sapatilhas Absolute + peda...